Mais

    ESPECIAL: quatro filmes para celebrar o Dia do Professor e deixar seu mestre orgulhoso

    Neste dia, queremos propor uma celebração diferente: uma maratona de filmes que destacam a importância da educação e dos professores na sociedade. Coisa de professor, né?

    Hoje é um dia muito especial, afinal, é Dia do Professor! E que melhor maneira de comemorar essa profissão tão importante do que com uma maratona de filmes que celebram o mundo dos mestres, das lições e do aprendizado?

    Mas é claro que, como professor de história, não posso simplesmente pular direto para os filmes sem uma pequena aulinha, não é mesmo?

    Essa comemoração tem origens históricas profundas, remontando inicialmente ao dia 15 de outubro de 1827. Naquela ocasião, o Imperador Pedro I baixou um Decreto Imperial que criava o Ensino Elementar no Brasil. Segundo o texto do decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos” deveriam ter “escolas de primeiras letras”.

    Mas o Dia do Professor, como o conhecemos, só tomou forma 120 anos depois desse decreto, no ano de 1947. Quatro professores de uma pequena escola de São Paulo tiveram a ideia de organizar uma pequena confraternização. Como sugestão do professor Salomão Becker, o evento foi chamado de Dia do Professor e ocorreu no dia 15 de outubro. O evento fez muito sucesso e acabou se expandindo para outras escolas.

    No ano seguinte, Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a assumir um mandato de deputada estadual no Brasil, criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro. Era uma lei estadual, que valia apenas para Santa Catarina, mas foi a base para que o dia fosse reconhecido.

    E em 14 de outubro de 1963, a data foi reconhecida nacionalmente pelo Decreto Federal 52.682, que dizia: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

    E que tal um filme?

    Neste Dia do Professor, eu quero propor uma celebração diferente: uma maratona de filmes que destacam a importância da educação e dos professores na sociedade. Ao mergulhar nessas histórias inspiradoras, espero que você possa enxergar a educação sob diferentes perspectivas e reflita sobre seu impacto.

    Mas é claro que eu quero que você se divirta também. Portanto, pegue seu controle remoto e sua pipoca, porque a nossa jornada começa agora.

    Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

    Sociedade dos Poetas Mortos | Créditos: Buena Vista

    Esse é aquele tipo de filme que é impossível não citar em uma lista como essa. Dirigido por Peter Weir e estrelado pelo genial Robin Williams, este filme foi uma das maiores inspirações da minha vida. A trama acompanha o professor John Keating (Williams), que trabalha em uma escola preparatória tradicional e tenta inspirar seus alunos a pensar por si mesmos, enquanto os ensina sobre poesia. É uma verdadeira jornada de autodescoberta e rebelião intelectual.

    Disponível no Star+.

    Mentes Perigosas (1995)

    Mentes Perigosas | Créditos: Reprodução

    Este é mais um dos filmes que moldaram meu caráter e me ajudaram a escolher a profissão de professor. Dirigido por John N. Smith, a trama acompanha Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer), uma jovem ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Além da rebeldia dos alunos, ela ainda enfrenta problemas sociais profundos, como racismo e xenofobia, além da precariedade do sistema público de educação. É um ótimo filme para quem quer pensar. E tem uma trilha sonora simplesmente incrível! Vale cada segundo.

    Disponível no Star+.

    O Clube dos Cinco (1985)

    O Clube dos Cinco | Créditos: Universal Pictures

    Este foi um dos filmes que eu mais assisti na vida. É uma comédia dramática que nos leva a um dia de detenção com cinco estudantes muito diferentes, que sempre encontram um jeito de deixar tudo pior do que já estava, como bons adolescentes. Mas, em meio a tudo isso, surge o professor Richard Vernon (Paul Gleason), uma figura de autoridade que, ao longo do filme, revela uma profundidade surpreendente e um compromisso com o bem-estar de seus alunos. Uma lição sobre como as aparências podem ser enganosas.

    Disponível no Prime Video e no Tele Cine.

    O Som do Coração (2007)

    O Som do Coração | Créditos: Warner Bros

    Mais um filme do Robin Williams, só que com uma pegada diferente, uma vez que ele surge como um tipo de vilão. O filme conta a história de um órfão chamado Evan Taylor (Freddie Highmore), também conhecido como August Rush, que escapa de um orfanato em busca de seus pais. Ele possui um talento musical extraordinário e acredita que seus pais estão tentando se comunicar com ele através da música. Mesmo não tendo um professor, literalmente, o filme mostra como Evan está sempre pronto a aprender e tira lições importantes de todos. Ao mesmo tempo, mostra como até mesmo algumas pessoas mal intencionadas, como Wizard (Williams), também podem nos ensinar algo sobre a vida.

    Disponível no HBO Max.


    Gostou da nossa lista? Prepare a pipoca, ajeite-se no sofá e aproveite esses momentos inesquecíveis. Porque, às vezes, os filmes são mais do que apenas entretenimento; eles são uma janela para nossas almas e uma ponte para nossos corações.

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    Matheus Prado
    Matheus Pradohttps://matheusprado.com.br/
    Matheus Prado é cineasta, escritor, crítico de cinema e professor universitário. Acredita que a vida é um mar profundo e que devemos nos aventurar além da superfície. Escreveu e dirigiu dois longas-metragens e vários curtas.

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje

    plugins premium WordPress