A música de hoje é uma vergonha. O rock morreu. A poesia foi embora. O ritmo quebrou as duas pernas. Essas frases simples resumem bem o momento em que vivemos, onde o artista é mais importante que a sua arte e o dinheiro é mais importante que absolutamente tudo. E, ao contrário do que as pessoas pensam, isso não se resume ao Brasil: a situação da música é precária no mundo inteiro.
Durante muito tempo, pensei nisso todos os dias. Estava convencido de que enfrentava uma batalha vencida. Mas, de vez em quando, eu entrava no YouTube e via coisas tão incríveis que meus olhos se enchiam de lágrimas. E nessas horas eu pensava:
Não existem bons artistas surgindo? Mas e esses caras do YouTube?
Foi por isso que decidi criar essa coluna. Para mostrar que ainda há esperança para a música. A partir de agora, todas as segundas, indicarei algum artista novo para que você volte a ter fé na humanidade e se lembre de que o sertanejo universitário é apenas mais um gênero musical. Existem outros. Muitos outros.
O artista de hoje é um violonista chamado Alexandr Misko. Esse talentosíssimo artista de apenas 19 anos nasceu na Rússia e fez sucesso primeiro no facebook. Ele conseguiu mais de 10 milhões de visualizações em um vídeo no qual tocava uma versão da música Billie Jean, do Michael Jackson. Confira abaixo:
O estilo de Alexandr Misko
Vendo o vídeo, o talento de Misko fica evidente. Ele usa uma técnica chamada fingertyle, que é muito popular ao mesmo tempo em que é muito difícil, pois mistura harmonia e solo. Ele também implementa movimentos de percussão e afinações diferenciadas.
No canal de Misko no YouTube, você encontra versões de We Will Rock You, Smells Like Teen Spirit. Mas a minha favorita, sem dúvidas, é Careless Whisper. Confira abaixo:
Para saber mais
Alexandr Misko lançou seu primeiro álbum no final de dezembro de 2017, chamado Beyond the Box. Você pode ver esses e outros vídeos no canal do YouTube de Misko, clicando AQUI.