Uma das disputas mais acirradas e interessantes do Oscar começa a ganhar contornos mais definidos. Com 92 filmes (um novo recorde, com 7 título a mais do que no ano passado), a pré-seleção geral traz alguns dos filmes mais proeminentes e badalados do circuito de festivais de 2017.
Assim, o representante brasileiro Bingo: O Rei das Manhãs, terá que enfrentar a acirrada competição de longas como The Square, Corpo e Alma, Uma Mulher Fantástica, Happy End e 120 Batimentos por Minuto.
O primeiro corte da lista vai reduzir o número de candidatos a nove: o resultado desta peneira será anunciado ainda no fim de 2017. No início de 2018, no dia 23 de janeiro, meses antes da cerimônia da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, os cinco finalistas serão divulgados.
A grande noite do Oscar, maior competição do mundo do cinema, acontecerá no dia 4 de março de 2018.
Confira abaixo a lista completa:
- Brasil – Bingo: O Rei das Manhãs (Daniel Rezende) [crítica]
- Afeganistão – A Letter to the President (Roya Sadat)
- África do Sul – Os Iniciados (John Trengove)
- Albânia – Daybreak (Gentian Koçi)
- Alemanha – Em Pedaços (Fatih Akin)
- Argélia – O Caminho Para Istambul (Rachid Bouchareb)
- Argentina – Zama (Lucrécia Martel)
- Armênia – Yeva (Anahit Abad)
- Áustria – Happy End (Michael Haneke) [crítica].
- Azerbaijão – Pomegranate Orchard (Ilgar Najaf)
- Bangladesh – The Cage (Akram Khan)
- Bélgica – Le Fidèle (Michaël R. Roskam)
- Bolívia – Viejo Calavera (Kiro Russo)
- Bósnia e Herzegovina – Men Don’t Cry (Alen Drljević)
- Bulgária – Glory (Kristina Grozeva e Petar Valchanov) [crítica]
- Camboja – First They Killed My Father (Angelina Jolie) [crítica]
- Canadá – Hochelaga, Land of Souls (François Girard)
- Cazaquistão – Road to Mother (Akan Satayev)
- Chile – Uma Mulher Fantástica (Sebastián Lelio) [crítica]
- China – Wolf Warrior 2 (Wu Jing)
- Colômbia – Guilty Men (Iván Gaona)
- Coréia do Sul – A Taxi Driver (Jang Hoon)
- Costa Rica – El Sonido de las Cosas (Ariel Escalante)
- Croácia – Encarando Meu Prato (Hana Jušić)
- Dinamarca – You Disappear (Peter Schønau Fog)
- Egito – Sheikh Jackson (Amr Salama)
- Equador – Alba (Ana Cristina Barragán)
- Eslováquia – Ciara (Peter Bebjak)
- Eslovênia – The Miner (Hanna Antonina Wojcik Slak)
- Estônia – November (Rainer Sarnet)
- Espanha – Verão 1993 (Carla Simón)
- Filipinas – Birdshot (Mikhail Red)
- Finlândia – Tom of Finland (Dome Karukoski)
- França – 120 Batimentos por Minuto (Robin Campillo) [crítica]
- Geórgia – Scary Mother (Ana Urushadze)
- Grécia – Plateia Amerikis (Yannis Sakaridis)
- Haiti* – Ayiti Mon Amour (Guetty Felin)
- Holanda – Layla M. (Mijke de Jong)
- Honduras* – Morazán (Hispano Durón)
- Hong Kong – Mad World (Wong Chun)
- Hungria – Corpo e Alma (Ildikó Enyedi) [crítica]
- Índia – Newton (Amit V Masurkar)
- Indonésia – Turah (Wicaksono Wisnu Legowo)
- Irã – Nafas (Narges Abyar)
- Iraque – The Dark Wind (Hussein Hassan)
- Irlanda – Song of Granite (Pat Collins)
- Islândia – Under the Tree (Hafsteinn Gunnar Sigurðsson)
- Israel – Foxtrot (Samuel Maoz)
- Itália – A Ciambra (Jonas Carpignano)
- Japão – Her Love Boils Bathwater (Ryōta Nakano)
- Kosovo – T’padashtun (Edon Rizvanolli)
- Laos* – Dearest Sister (Mattie Do)
- Letônia – The Chronicles of Melanie (Viesturs Kairiss)
- Líbano – L’Insulte (Ziad Doueiri)
- Lituânia – Frost (Šarūnas Bartas)
- Luxemburgo – Barrage (Laura Schroeder)
- Marrocos – Razzia (Nabil Ayouch)
- México – Tempestade (Tatiana Huezo)
- Moçambique* – Comboio de Sal e Açúcar (Licínio Azevedo)
- Mongolia – The Children of Genghis (Zolbayar Dorj)
- Nepal – White Sun (Deepak Rauniyar)
- Noruega – Thelma (Joachim Trier)
- Nova Zelândia – One Thousand Ropes (Tusi Tamasese)
- Palestina – Wajib (Annemarie Jacir)
- Panamá – Más que Hermanos (Arianne Benedetti)
- Paquistão – Saawan (Farhan Alam)
- Paraguai – Los Buscadores (Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori)
- Peru – Rosa Chumbe (Jonatan Relayze)
- Polônia – Rastros (Agnieszka Holland) [crítica]
- Portugal – São Jorge (Marco Martins)
- Quênia – Kati Kati (Mbithi Masya)
- Quirguistão – Centauro (Aktan Arym Kubat)
- Reino Unido – My Pure Land (Sarmad Masud)
- República Dominica – Carpinteros (José María Cabral)
- República Tcheca – Bába z ledu (Bohdan Sláma)
- Romênia – O Intermediário (Adrian Sitaru)
- Rússia – Loveless (Andrey Zvyagintsev) [crítica]
- Senegal* – Felicité (Alain Gomis) [crítica]
- Sérvia – Réquiem Para Sra. J. (Bojan Vuletić)
- Singapura – Pop Aye (Kirsten Tan)
- Síria* – Little Gandhi (Sam Kadi)
- Suécia – The Square (Ruben Östlund) [crítica]
- Suíça – Mulheres Divinas (Petra Biondina Volpe)
- Tailândia – By the Time It Gets Dark (Anocha Suwichakornpong)
- Taiwan – Conversa Fiada (Huang Hui-chen)
- Tunísia – The Last of Us (Ala Eddine Slim)
- Turquia – Ayla (Can Ulkay)
- Ucrânia – Riven Chornoho (Valentyn Vasyanovych)
- Uruguai – Otra Historia del Mundo (Guillermo Casanova)
- Venezuela – El Inca (Ignacio Castillo Cottin)
- Vietnã – Cha Cõng Con (Lương Đình Dũng)