Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Documentário, está desaparecido.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) por Yuval Abraham, também diretor da obra, que relatou nas redes sociais que Ballal foi atacado por colonos israelenses e posteriormente levado por militares:
Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então.

Além de Abraham e Ballal, a produção do documentário contou com a direção de Rachel Szor e Basel Adra. O longa acompanha, sob uma perspectiva íntima e profundamente humana, a luta da comunidade palestina de Masafer Yatta, no sul da Cisjordânia, que há décadas sofre com demolições de casas e pressões militares para evacuar a região.
Sem Chão se tornou um marco ao representar não apenas a experiência de uma única família palestina, mas também um processo histórico de décadas de violência, ocupação e resistência. Com filmagens que remontam a 2009, o documentário ganhou projeção mundial ao vencer o Oscar deste ano, intensificando a visibilidade do conflito.
O filme segue em exibição em alguns cinemas brasileiros e estreia na plataforma Filmelier+ em abril. Até o momento, não há atualizações sobre o estado de saúde ou localização de Hamdan Ballal.