A Disney e a Lucasfilm estão enfrentando um processo judicial envolvendo a recriação digital do falecido ator Peter Cushing em Rogue One: Uma História Star Wars (2016). Cushing, que morreu em 1994, era conhecido por interpretar o vilão Moff Tarkin e foi trazido de volta à saga por meio de computação gráfica, o que gerou uma disputa com o estúdio de terror Tyburn Film Productions.
De acordo com o Telegraph, o Tyburn alegou que, antes do falecimento de Cushing, havia um contrato em negociação que daria ao estúdio controle sobre a imagem do ator, incluindo recriações com tecnologia depois da sua morte. O estúdio entrou com uma ação judicial contra a Disney no final de 2023, afirmando que a participação de Cushing em Rogue One violava esse acordo.
A Disney, por sua vez, pediu o arquivamento do processo, argumentando que a recriação da imagem de Cushing como Moff Tarkin foi baseada em sua atuação em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), o que já seria de propriedade da Lucasfilm.
Nesta segunda-feira (9), a Justiça determinou que o caso precisa de mais investigação e, em breve, uma data para o julgamento será marcada.
Rogue One conta a história dos espiões que roubaram os planos da Estrela da Morte, desencadeando os eventos da trilogia original. O filme está disponível no catálogo do Disney+.