O Facebook pretende integrar todos os seus aplicativos de mensageiros, entre eles WhatsApp, Messenger e Instagram. De acordo com o jornal New York Times, os três serviços continuarão em aplicativos separados, mas existe um plano interno para “mesclar” os apps e criar pontes entre eles até 2020 (ou fim de 2019, em uma previsão otimista).

Um porta-voz do Facebook afirmou:

Estamos tendo muitas discussões enquanto começamos o longo processo de descobrir como isso vai funcionar.

A ideia da integração, segundo a empresa, é permitir que a comunicação seja expandida horizontalmente. Assim, idealmente, um usuário do Facebook poderá conversar com alguém que só tem WhatsApp (ou Instagram) mesmo dentro do Messenger.

O porta-voz do Facebook afirmou ao Times que a empresa quer

construir as melhores experiências de mensagens que puder; e que os usuários querem que mensagens sejam rápidas, simples, confiáveis e privadas. Estamos avaliando formas de tornar mais fácil interagir com amigos e parentes através de redes.

Como toda mudança tem interesses econômicos ou políticos, especialistas já analisam que a integração pode ser uma forma de mascarar aquisições e fugir da lei anti-monopólio que impede que grandes empresas abocanhem diversas companhias menores do mesmo segmento.