Agora é oficial: o Sindicato de Roteiristas de Hollywood confirmou o fim da greve que abalou a indústria cinematográfica nos últimos meses. A decisão, tomada por meio de uma votação, entra em vigor a partir das 00h01 desta quarta-feira, 27 de setembro.
Segundo informações da Variety, a próxima fase é a de “votação de ratificação”, na qual serão oficializados os termos acordados entre o Sindicato de Roteiristas e a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), que representa os estúdios. Esta etapa está programada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de outubro.
No entanto, com a aprovação da suspensão da greve na noite da última terça-feira (26), os roteiristas já podem retomar seus trabalhos a partir desta quarta-feira (27). A expectativa é que esta fase seja essencialmente burocrática, formalizando o que já foi acordado entre as partes envolvidas.
O encerramento oficial da greve era aguardado para o dia 26, depois de uma série de negociações realizadas durante o último fim de semana. Já no sábado (23), relatos de fontes da indústria indicavam que estúdios e roteiristas estavam próximos de um acordo oficial.
Ainda de acordo com a Variety, o Sindicato de Roteiristas divulgou um resumo dos novos termos acordados, os quais incluem melhorias nas condições de pagamento, estabelecimento de uma quantidade mínima de roteiristas em projetos de TV e regras detalhadas sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). Entre essas regras estão:
- IAs estão proibidas de criar ou revisar material literário;
- Materiais produzidos por IA não serão reconhecidos nos acordos, não podendo substituir o crédito dos roteiristas ou obter direitos separados;
- Roteiristas podem optar por usar IAs em seu processo de escrita, contanto que seja acordado com as empresas. No entanto, as companhias não podem impor o uso de ferramentas de IA para a criação de roteiros, entre outras restrições.