George Lucas se afastou de vez de suas propriedades. Depois de não ser convidado para participar de Star Wars: O Despertar da Força, o fundador da Lucasfilm (vendida para a Disney em 2012) também não atuará na produção de Indiana Jones 5.
O roteirista David Koepp (Inferno), que trabalhou com Steven Spielberg em Jurassic Park, Guerra dos Mundos e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal comentou o caso:
“Ele não está [envolvido], não que eu tenha conhecimento. Eu não tive contato com ele”.
Koepp também falou sobre o tema do último filme, ressaltando que, como ele se passava em 1957, fazia sentido que a premissa tivesse como referência os filmes de ficção científica da década:
“Foi uma decisão muito consciente, que ditou grande parte do que a história e o filme seriam”.
Mas Koepp também admitiu que, talvez, não tenha sido “a ideia mais adequada”. Por esse motivo, eles estão sendo mais cautelosos na escolha desse MacGuffin. O objetivo é escolher um ponto de partida que dê “latitude para fazer o melhor filme de Indiana Jones que queremos ver”.
Indiana Jones 5 chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de julho de 2019, ainda com Harrison Ford no papel principal e trilha sonora de John Williams.