Durante a produção de Titanic (1997), o diretor James Cameron mergulhou nada menos que 33 vezes para explorar os destroços do navio no Oceano Atlântico. Essa revelação foi feita em uma entrevista concedida ao canal CBS, na qual o cineasta compartilhou um pouco de sua experiência:
Sinto uma conexão profunda com a história [do Titanic] depois de ter mergulhado 33 vezes nos destroços. Quanto mais você estuda, mais envolvido se torna com a história do Titanic. Sempre digo como ela é frágil. Você acha que entende até se aproximar e perceber que há muito mais complexidade na história.
Lançado originalmente em 1997, Titanic narra o romance entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet). A história de amor deles se desenrola em meio ao desastre que resultou no naufrágio do navio. O filme recebeu 11 Oscars, incluindo o de Melhor Filme.
Recentemente, o Titanic voltou a ocupar as manchetes. No último domingo (18), um submarino que levava turistas para explorar os destroços do navio desapareceu no Oceano Atlântico.
A embarcação, que contava com Paul-Henry Nargeolet, um dos principais especialistas no naufrágio do navio, e outras quatro pessoas a bordo, permanece desaparecida até o momento.