Leonardo DiCaprio já interpretou grandes papeis, mas não há dúvidas de que o Jack, de Titanic, é um dos mais marcantes de todos. Inclusive, foi este que o alçou ao estrelato absurdo do qual ele desfruta hoje em dia. Mas o diretor James Cameron fez uma revelação impressionante, durante uma entrevista ao GQ Magazine: o ator quase perdeu o papel.
Segundo Cameron, DiCaprio quase foi dispensado por se recusar a fazer um dos primeiros testes de escalação. Ao que tudo indica, ele não gostou muito da ideia de ler o roteiro do filme em frente às câmeras. No entanto, o diretor teve um diálogo bastante direto com o jovem, que o fez mudar de ideia. Confira abaixo:
Eu lembro que tivemos uma reunião com Leo e então um teste de tela com Leo. A reunião foi engraçada, pois eu estava sentado na minha sala, esperando para conhecer um ator. E quando eu olhei em volta, todas as mulheres de todo o escritório estavam na reunião por alguma razão.[…] Todas só queriam conhecer Leo. Foi hilário. Leo veio e, claro, encantou todos – eu incluso. Então eu disse ‘Tudo bem, vamos ver como é sua química com a Kate [Winslet]’. Ele voltou alguns dias depois e eu tinha arrumado a câmera para gravar o vídeo. Ele não sabia que seria testado. Ele pensou que era outra reunião para conhecer Kate. Eu disse ‘Ok, só vamos para a outra sala, ler algumas linhas e eu vou gravar’ e ele disse ‘Você quer dizer que eu vou ler?’ e eu disse ‘Sim…’. Ele respondeu “Oh, eu não leio”, então eu o cumprimentei e disse ‘Bom, obrigada por ter vindo’. Ele disse ‘Espere, quer dizer que, se eu não ler, não consigo o papel? Desse jeito?’ e eu respondi ‘Ah sim. Esse é um filme gigante, vai demorar dois anos da minha vida e você vai fazer outras cinco coisas enquanto eu fico na pós-produção, modelagem e todo o resto. Eu não vou ferrar tudo por fazer a escolha errada no elenco, então você lê ou não consegue o papel’.
O cineasta continua contando que DiCaprio concordou em fazer o teste de tela após esse ultimato, mas sua atitude não era muito interessada, até entrar no personagem.
Nuvens escurar se abriram e um raio de Sol desceu, iluminando Jack.
Você pode assistir a entrevista completa abaixo:
Pelo que James Cameron comenta na entrevista acima, Titanic foi um grande desafio para Leonardo DiCaprio, que estava no auge dos seus 21 anos. Mas o cineasta concorda que, hoje, é muito difícil imaginar a clássica produção de 1997 sem um de seus protagonistas.
Titanic não está disponível em nenhuma plataforma de streaming, mas você pode alugar digitalmente o filme em alguns serviços.