O renomado ator Michael Gambon morreu nesta quinta-feira (28). O astro, que ganhou muita notoriedade depois de sua icônica interpretação do bruxo Alvo Dumbledore nos filmes da saga Harry Potter, tinha 82 anos e enfrentava uma batalha contra a pneumonia.
Segundo um comunicado oficial divulgado pela publicitária Clair Dobbs:
Gambon faleceu no hospital, em paz, na presença de sua esposa e seu filho.
Gambon assumiu o papel de Dumbledore no terceiro filme da série, O Prisioneiro de Azkaban, logo depois que Richard Harris, primeiro interprete do personagem, faleceu em 2002. Depois disso, o ator ganhou grande reconhecimento em Hollywood, atuando em diversos filmes e programas, com Paddington, Rei dos Ladrões, O Discurso do Rei e Pacto de Justiça.
Ainda assim, ele já era muito conhecido nos palcos de teatro desde os anos 1960, com destaque para sua memorável atuação como Galileu na peça Life of Galileo, em 1980. Ao longo de sua carreira, Gambon foi agraciado com três prêmios Olivier e dois Screen Actors Guild Awards, reconhecendo seu talento inegável.
Nascido em Dublin, Irlanda, em 19 de outubro de 1940, Michael Gambon se aposentou dos palcos em 2015, devido a dificuldades relacionadas à memória de longo prazo, mas continuou a atuar em outras mídias até 2019.