Morre James Frawley, diretor de “Muppets” e “Os Monkees”, aos 82

O cineasta James Frawley, que assinou clássicos da TV e do cinema como Os Monkees (1966-1968) e Muppets: O Filme (1979), morreu na última terça-feira (22) em Indian Wells, nos EUA. A morte foi confirmada pelo The Hollywood Reporter nesta quinta (24).

Frawley tinha 82 anos e estava internado após sofrer um ataque cardíaco. A mulher do diretor, Cynthia Frawley, revelou que ele sofria há anos de uma doença crônica nos pulmões.

Após alguns anos trabalhando como ator, o texano foi para trás das câmeras para dirigir “Os Monkees”, que lançou o grupo pop de mesmo nome para o estrelato internacional. Frawley assinou 28 dos 58 episódios produzidos pela emissora americana NBC.

O trabalho também lhe rendeu seu único Emmy, vencido em 1967. Frawley seria indicado outras três vezes: mais uma por “Os Monkees” (em 1968), uma por “Ally McBeal” (em 1998), e uma por “Ed” (em 2001).

O diretor fez a transição para o cinema com a comédia dramática “Jogo de Intrigas”, em 1971. Anos mais tarde, conheceria Jim Henson, o criador dos Muppets, que se revelaria grande fã de seu trabalho em “Os Monkees”.

Henson contratou Frawley para dirigir o ambicioso “Muppets: O Filme”, que lançou a turma de fantoches em Hollywood. O cineasta testemunhou sobre a logística complicada de fazer um filme estrelado por bonecos em entrevista, anos mais tarde.

“Se você pensar, nas cenas em que os Muppets estão no carro, você tem quatro homens adultos espremidos embaixo do assoalho. Eles precisam ter um monitor para conseguirem assistir às suas próprias performances, e é preciso ter alguém dirigindo o carro”, recontou.

Frawley ainda deixou sua marca em filmes como “Férias da Pesada” (1985) e assinou episódios de “Smallville” e “Grey’s Anatomy”. A série médica da ABC foi seu último trabalho, em 2009.