Morreu nesta quinta-feira (05), aos 76 anos, o dublador brasileiro Reinaldo Pimenta. Famoso por emprestar sua voz a personagens icônicos, como o Golpe Baixo de Todo Mundo Odeia o Chris e o chanceler Palpatine em todos os filmes da franquia Star Wars, Pimenta dublava personagens icônicos desde 1995.
A notícia foi compartilhada pelos também dubladores Hélio Ribeiro e Márcio Simões, que trabalharam ao lado de Pimenta. A causa do falecimento não foi divulgada.
Nascido no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1947, Reinaldo Pimenta trilhou um caminho diversificado antes de se tornar dublador. Formado em Direito, ele atuou no Banco Central e na Petrobrás, lecionou Português e até escreveu livros sobre os trocadilhos da língua portuguesa. Em 2002, lançou o livro A Casa da Mãe Joana, que vendeu mais de 100 mil exemplares.
Sua carreira na dublagem começou tardiamente, aos 40 anos, mas rapidamente se consolidou como um talento versátil. Pimenta deu vida a personagens queridos, incluindo Kent Brockman, na animação Os Simpsons, Philip Drummond, o patriarca da família principal de Arnold e o Grampo, em Harry Potter. Ele também fez participações em Phineas & Ferb, Universidade Monstros e Aves de Rapina.
Nas redes sociais, colegas de profissão prestaram suas homenagens a Reinaldo Pimenta. Hélio Ribeiro disse:
É com imensa tristeza que venho comunicar o falecimento do nosso querido Reinaldo Pimenta. Um profissional da melhor qualidade, e dono de uma inteligência e de um senso de humor raros nos dias de hoje. Descanse em paz meu amigo. Você era iluminado e vai fazer muita falta. Deus te proteja! Um grande abraço e muito obrigado por tudo que nos ensinou com toda a sua sabedoria. Você era o nosso Google humano. Um beijo.
Márcio Simões relembrou a rica trajetória de Pimenta:
Dublador brasileiro, advogado, professor e escritor. Grande Amigo de conversas longas e sempre instigantes. Generoso em seus conhecimentos adquiridos por décadas de estudos. Inteligência e cultura admiráveis. Uma enciclopédia viva. O bom humor e a descontração sempre como companhia. Será uma falta permanente para cada um de nós que teve o privilégio de conviver com ele. Que o descanso seja na Paz e na Luz, Amigo Pimenta!!!