A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas anunciou que não televisionará a entrega de quatro prêmios da 91ª edição do Oscar. Os vencedores nas categorias de edição, fotografia, visagismo e curta-metragem serão anunciados durante os comerciais da transmissão ao vivo da cerimônia. Os discursos dos vencedores serão exibidos de forma editada e resumida ao final da transmissão.
Na transmissão via streaming pela internet, o público poderá acompanhar a entrega dos quatro prêmios ao vivo e na íntegra: “Nós vamos transmitir estes quatro prêmios online para nossos fãs globais, que poderão assisti-los junto a plateia”, anunciou o presidente da Academia John Bailey.
A ausência das quatro categorias gerou críticas de muitos membros da Academia e cineastas consagrados do cinema. O atual melhor diretor do Oscar, Guillermo del Toro apontou que esse rebaixamento em categorias tão importantes é prejudicial para o cinema.”Fotografia e edição estão no coração do nosso ofício”, escreveu ele em seu Twitter.
If I may: I would not presume to suggest what categories to cut during the Oscars show but – Cinematography and Editing are at the very heart of our craft. They are not inherited from a theatrical tradition or a literary tradition: they are cinema itself.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) February 12, 2019
O diretor do novo Caça-Fantasmas, Jason Reitman, também criticou abertamente a decisão: “Edição é cinema”.
Editing is filmmaking. Say it ain’t so, Oscars.
— Jason Reitman (@JasonReitman) February 12, 2019
A cerimônia oficial do Oscar acontece em 24 de fevereiro de 2019.