James Gunn, o diretor de Guardiões da Galáxia, foi contratado para escrever o roteiro de Esquadrão Suicida 2. Até o momento tudo indicava que a Warner também queria Gunn como diretor, mas as duas partes ainda estavam negociado o contrato. Não existe um anúncio oficial de que Gunn foi escolhido como diretor, mas o parceiro de longa data do cineasta, o ator Michael Roocker (Yondu), diz que ele está escalado para dirigir o filme da DC.
Durante um painel de perguntas e respostas na Walker Stalker, uma convenção não-oficial de The Walking Dead em Atlanta, Roocker lamentou a situação do amigo com Guardiões da Galáxia, mas comemorou a nova contratação.
É uma situação terrível, não é? Sim, mas adivinha? Ele já está em outro grande filme.
Ao falar da nova empreitada de Gunn, Roocker colocou que ele “está dirigindo e escrevendo o filme”. De acordo com o informações, Gunn vai mudar completamente o rumo de Esquadrão Suicida e trazer uma nova visão ao supergrupo de vilões. A continuidade da visão inicial será dada com o filme das Aves de Rapina, que já está oficializado com a direção de Cathy Yan e estrelado por Margot Robbie e Mary Elizabeth Winstead.
Gunn foi demitido da Disney após tweets antigos do cineasta serem revividos. Na maioria deles, havia piadas ofensivas sobre temas como estupro, pedofilia e AIDS.
A Warner já havia encomendado uma versão do roteiro da sequência para David Bar Katz (Freak) e Todd Stashwick (Gotham). Antes deles, o próprio antigo diretor do filme, Gavin O’Connor, ia assinar o roteiro. Todas essas versões anteriores foram arquivadas agora que Gunn assumiu o controle criativo do filme.
De toda a forma, as filmagens devem demorar para acontecer, já que Will Smith, o protagonista, deve gravar sequências de Bad Boys e Bright antes de voltar para o papel do Pistoleiro.
Will Smith, Margot Robbie e Jared Leto estão confirmados na sequência. A trama ainda é um mistério.