O aclamado diretor Wes Anderson recebeu seu primeiro Oscar na 96ª cerimônia de premiação pelo curta A Incrível História de Henry Sugar. A Netflix compartilhou uma declaração escrita por Anderson, que estava na Alemanha para filmar um novo projeto e não pode comparecer para receber a estatueta de Melhor Curta-Metragem Live-Action.
Na declaração, Anderson expressou agradecimentos à família de Roald Dahl, escritor da obra original na qual o filme foi baseado:
Se eu pudesse estar lá, eu (junto com Steven Rales) teria dito ‘obrigado’ para: a família de Roald Dahl, a equipe da Netflix, Benedict e Ralph e Ben Kingsley e Dev e Richard e Bob e Adam e Jeremy e John e Jim e Rich e Jim e Polly e muito mais.
Ele ainda disse:
E também teria dito: se eu não tivesse conhecido Owen Wilson em um corredor na Universidade do Texas, entre as aulas, quando tinha 18 anos, certamente não receberia este prêmio esta noite – mas infelizmente Steven e eu estamos na Alemanha e começaremos a filmar nosso novo filme amanhã de manhã, então eu não recebi o prêmio nem tive a chance de dizer nada disso.
A Incrível História de Henry Sugar conta com um elenco composto por Benedict Cumberbatch, Dev Patel, Ben Kingsley e Ralph Fiennes. O filme é uma adaptação do conto de Dahl, autor de sucessos como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Matilda, sobre um homem que desenvolve uma habilidade excepcional para trapacear em jogos de azar.
O curta-metragem de 39 minutos faz parte de uma coleção de quatro dirigidos por Anderson para o serviço de streaming Netflix. Embora Anderson já tenha recebido seis indicações ao Oscar em diversas categorias, foi com este curta que ele conquistou sua primeira estatueta.
O diretor é famoso por sua estética única e criativa, que pode ser vista em filmes como Asteroid City, O Fantástico Sr. Raposo e O Grande Hotel Budapeste.