As coisas esquentaram no Oscar 2022. O astro Will Smith, que ganhou o prêmio de melhor ator por sua performance em King Richard, acertou um tapa na cara do comediante Chris Rock, depois de uma piada com a aparência da atriz Jada Pinkett Smith, esposa de Will. O ato gerou reações favoráveis e contrárias ao ato do astro.
Tudo começou quando Chris Rock subiu ao palco para apresentar uma das categorias. Seguindo o tom ácido tradicional da cerimônia, o ator brincou com os indicados e fez uma piada com Jada, dizendo que estava ansioso para assistir a continuação de “Até o Limite da Honra” (G.I. Jane, em inglês). Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.
Muita gente riu, mas Smith não gostou da alfinetada. Ele subiu no palco e agrediu o comediante de 57 anos. Depois, quando voltou para seu acento, gritou duas vezes:
Mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca!
De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington.
Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão. A 94ª edição do Oscar acontece neste domingo (27), no Teatro Dolby, em Los Angeles.
Segundo repórteres e demais convidados presentes no teatro, o clima no local ficou esquisito imediatamente, e as pessoas não conseguiram entender se o momento foi combinado ou se foi real.
Em 2016, já havia acontecido um momento estranho entre Jada e Chris Rock no Oscar. O ator havia sido o apresentador da cerimônia naquela edição, e fez uma menção a ela no discurso de abertura:
A Jada não veio. Mas ela não trabalha com televisão? A Jada boicotar o Oscar é igual eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado!
Na época, ela minimizou a polêmica, alegando:
Faz parte, mas precisamos seguir adiante.