No cenário das produções inspiradas em crimes reais, um título que tem dominado as discussões é a série Dahmer: Um Canibal Americano. Isso porque a produção original da Netflix aborda a vida de uma dos mais notórios assassinos de nosso tempo.
Esse fato, por si só, já gerou muita controvérsia, uma vez que a série foi acusada de causar simpatia com relação ao serial killer Jeffrey Dahmer, o que deixou as famílias das vítimas preocupadas. Pensando nisso, a editora responsável pelo projet, Stephanie Filo, comentou o seu processo de edição em entrevista à Variety.
Segundo a profissional, a edição precisava ser conduzida com sensibilidade para impedir qualquer relação de afinidade com o protagonista. Ela ainda usou como exemplo a cena em que Dahmer, vivido por Evan Peters, compartilha um jantar de Natal com seus pais depois de voltar do exército:
Aquela cena era singular, mas parecia centrada demais na dinâmica familiar. (…) Ao entrelaçá-la com outros momentos da vida de Dahmer e ao mostrar as estranhezas que ele vivenciava, conseguimos contextualizar as atrocidades que ocorriam, em vez de simplesmente retratá-lo como alguém aproveitando o tempo com seus pais.
Ainda segundo Stephanie, a preocupação abrangeu o respeito aos indivíduos envolvidos na trama, que é baseada em fatos reais. No oitavo episódio, que mostra depoimentos de uma das vítimas, o trabalho de edição foi ainda mais complicado, tendo durado dias:
Finalmente, consegui encontrar o caminho quando coloquei as coisas em perspectiva, e essa foi a base para muitas das escolhas de edição nessa série.
Dahmer: Um Canibal Americano segue disponível para streaming na Netflix. A série acumulou 13 indicações ao Emmy de 2023, com destaque para categorias como Melhor Minissérie e Melhor Ator em Minissérie, Antologia ou Filme para TV.