Quando Rick e Morty voltar para a televisão em outubro, os fãs notarão uma mudança significativa: a ausência de Justin Roiland, cocriador e dublador da série. A animação do Adult Swim retorna com sua sétima temporada em 15 de outubro, mas Roiland foi afastado da produção e do canal após enfrentar alegações de agressão e assédio.
Em uma extensa reportagem do The Hollywood Reporter, Dan Harmon, agora o único responsável pela liderança da série, abriu o jogo sobre os detalhes da saída de Roiland e revelou que a parceria entre eles já estava abalada há algum tempo.
Harmon explicou que, apesar de um começo promissor, Roiland começou a se distanciar da produção ainda na segunda temporada, raramente aparecendo nos escritórios durante a elaboração dos roteiros:
Sempre achei que Justin queria que todos se sentissem mais confortáveis. E eu dizia: ‘Todos querem que você se sinta confortável! Fale conosco! Diga-nos como podemos resolver isso.’ Eu estava em pânico porque queria que a parceria funcionasse. Eu queria que ele fosse feliz, porque quando ele estava feliz, tínhamos um sucesso nas mãos.
Harmon especulou que a amizade piorou quando roteiristas amigos deles se juntaram à equipe da série. Com a renovação de Rick e Morty para mais 70 episódios, depois da elogiada terceira temporada, Harmon sentiu a necessidade de profissionalizar a produção, o que pode ter levado Roiland a perceber que a série estava se tornando mais um projeto de Harmon do que uma colaboração igualitária.
A situação chegou a um ponto em que, segundo a reportagem, Dan Harmon e Justin Roiland não se falavam desde 2019. No entanto, eles conseguiram entregar três temporadas completas da série desde então.
Tudo mudou no início deste ano, quando surgiram acusações de agressão e assédio contra Roiland. Relatos indicaram que o ator teria utilizado sua fama de Rick e Morty para seduzir fãs da produção.
Embora Roiland não enfrente mais ações judiciais relacionadas às acusações, a polêmica resultou no afastamento dele de todas as produções do canal Adult Swim, incluindo, é claro, Rick e Morty. Na entrevista, Dan Harmon condenou as ações do ex-colega:
A coisa mais fácil que eu poderia dizer sobre Justin seria não dizer nada. Seria fácil porque ele se isolou muito bem e porque eu não sou a pessoa mais indicada para julgar alguém. É por isso que quero mudar isso. Seria seguro girar a conversa ao meu redor, mas a questão envolve a segurança e o conforto de outras pessoas, enquanto eu me preocupo com a qualidade de um desenho animado. A confiança de inúmeras pessoas foi violada em uma série criada para agradá-las. Estou frustrado, envergonhado e com o coração partido por tanto trabalho árduo, diversão e paixão terem sido usados para explorar e machucar estranhos.
Rick e Morty retorna com episódios inéditos a partir de 15 de outubro. A exibição no Brasil ocorre todos os domingos, exclusivamente pelo HBO Max. Os novos dubladores que assumirão as vozes da dupla em inglês ainda não foram anunciados, mas o trailer publicado recentemente mostra que eles estão fazendo um ótimo trabalho: