Os seguidores fiéis de Rick e Morty estão bem cientes do gosto da animação por humor ousado e autodepreciação. No entanto, não espere que o afastamento de Justin Roiland, produtor, cocriador e voz dos personagens principais, seja motivo de piadas ou brincadeiras na série. Roiland foi demitido da produção no início deste ano, depois de enfrentar alegações de assédio.
Dan Harmon, o antigo parceiro de Justin e que agora assume sozinho o papel de produtor da série, concedeu uma entrevista ao portal The Hollywood Reporter onde falou sobre essas questões. Quando questionado se o afastamento de Roiland se tornaria um tópico em algum episódio futuro, sua resposta foi direta:
Duvido muito. Nossa medida definitiva de sucesso ao lidar com a mudança de atores é se o espectador casual, alheio aos bastidores, pode assistir e pensar: ‘Esta temporada é até melhor do que as anteriores.’ Se essa pessoa puder acompanhar ‘Rick e Morty’ com a estabilidade que desejamos, é o melhor resultado que podemos alcançar. Isso é muito mais importante do que explorar metalinguagem ou destacar esse assunto.
Justin Roiland foi substituído pelos novatos Ian Cardoni e Harry Belden, que redublaram todos os episódios da sétima temporada, atualmente em exibição na HBO Max, com episódios inéditos sendo lançados aos domingos. Todas as temporadas anteriores da série também estão disponíveis no serviço de streaming.