A popularidade dos K-dramas e outras obras da Coreia do Sul tem ganhado cada vez mais destaque em todo o mundo, e a Netflix desempenha um papel fundamental nessa mudança. Segundo Ted Sarandos, co-CEO do serviço de streaming, cerca de 60% dos assinantes já assistiram a conteúdos sul-coreanos na plataforma.
Durante um evento realizado na Coreia do Sul, Sarandos também revelou que nos últimos tempos, 90% das visualizações de romances sul-coreanos vêm de fora do país. Segundo ele:
Um número impressionante de 60% dos nossos assinantes já assistiu a um título coreano – e as visualizações de ‘K-conteúdo’ aumentaram seis vezes globalmente nos últimos quatro anos. […] Quem poderia imaginar que um programa de TV feito na Coreia, para os coreanos, causaria uma mania de agasalhos verdes na América, ou aumentaria as vendas de tênis Vans em quase 8.000% quando lançado na Netflix? Esse é o poder da narrativa coreana.
Em abril de 2023, a Netflix anunciou um investimento de US$ 2,5 bilhões em conteúdo sul-coreano nos próximos quatro anos, incluindo séries de televisão, filmes e programas não roteirizados. Os planos da plataforma também incluem financiamento para programas de treinamento destinados à próxima geração de cineastas.
Entre 2022 e 2025, um em cada cinco títulos da Netflix na Coreia será produzido por um roteirista ou diretor estreante.
A Netflix prometeu lançar aproximadamente 34 filmes e séries sul-coreanos em 2023.