A segunda temporada de Os Anéis de Poder trouxe Annatar, a nova forma de Sauron, como peça central em suas manipulações em Eregion. Mas, como o próprio Celebrimbor, você pode ter algumas perguntas: quem é Annatar? E o que Sauron pretende ao se disfarçar como o ‘Senhor dos Presentes’?
Para entender esses pontos, vamos nos aprofundar nesse personagem tentar descobrir o que ele pode significar para o restante da segunda temporada.
Quem é Annatar?
Na segunda temporada de Os Anéis de Poder, Sauron se reinventa como um “mensageiro” élfico, enviado pelos Valar, as figuras divinas que supervisionam a Terra Média. Annatar é, em essência, mais um disfarce de Sauron. É uma nova aparência para conquistar o favor de Celebrimbor no reino élfico de Eregion.
Annatar faz sua primeira aparição no segundo episódio, dizendo a Celebrimbor que eles têm “trabalho a fazer”. Para convencê-lo, Halbrand entra nas chamas da torre principal de Eregion e emerge como Annatar. Nesse momento, ele diz:
Eu andei pelas poeiras e desertos de terras distantes, em busca de um artista com a habilidade de salvar toda a Terra Média. Uma tempestade está chegando, Celebrimbor.”
Chamando a si mesmo de “Senhor dos Presentes”, Annatar promete que pode desbloquear as maiores habilidades de Celebrimbor. Com base no que já sabemos sobre a história de Sauron nos trabalhos de Tolkien, e com os três anéis élficos já forjados na série, podemos supor que o Senhor Sombrio precisa das habilidades de Celebrimbor para ajudar na criação dos outros anéis, para os homens e os anãos.
No terceiro episódio, Annatar é visto trabalhando com Celebrimbor. O último convida o Príncipe Durin e Disa para Eregion, com o plano de forjar sete Anéis de Poder, um para cada senhor dos anões. Durin, no entanto, desconfia de Annatar, que se apresenta apenas como um “amigo” dos elfos e dos anões.
Manipulações e Mentiras
Annatar continua a plantar dúvidas na mente de Celebrimbor, falando em nome do Alto Rei Gil-galad e mentindo que os anões são “indignos” de tanto poder. Ele diz que Gil-galad proibiu a criação de mais anéis, levando Celebrimbor a escrever uma carta afirmando que vai fechar a forja. Mas isso apenas da a ele mais liberdade para criar os anéis dos anões. No final do episódio, a criação dos anéis anões já está em andamento.
No quinto episódio, Annatar começa a trabalhar em nove anéis destinados aos homens. Ele continua a corromper Celebrimbor, cuja criação das joias toma um rumo inesperado quando Mirdania coloca um anel e tem visões perturbadoras do “mundo invisível”.
Aproveitando a situação, Annatar sugere que a mentira a Gil-galad contaminou a forja dos anéis e oferece uma solução: recomeçar e ele próprio ajudar a criar os anéis.
O que vem a seguir?
Se olharmos para os trabalhos de Tolkien, podemos imaginar que Sauron continuará a disfarçar-se como Annatar para concluir a criação dos anéis. Ainda que a série da Prime Video possa se desviar em alguns aspectos, parece que o destino da Terra Média está caminhando para o mesmo desfecho dos escritos do professor: a criação dos anéis por meio da manipulação de Sauron, que levará à ruína de muitos.