A Netflix informou que encerrará seu serviço de aluguel de DVDs, depois de 25 anos. O término será oficializado em 29 de setembro e as devoluções devem ser feitas até 27 de outubro. Em uma postagem em seu blog oficial, o CEO Ted Sarandos comentou a decisão.
Depois de incríveis 25 anos, tomamos a difícil decisão de encerrar o serviço no final de setembro. Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor para nossos membros, mas como o mercado de DVDs continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil.
O serviço de aluguel de DVDs foi um dos primeiros oferecidos pela Netflix e ainda é utilizado por 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos. O serviço não está disponível no Brasil.
A Netflix enviou seu primeiro disco (Beetlejuice) em 1998. Desde então, ela já transportou mais de 5,2 bilhões de filmes em seus envelopes de assinatura, quase todos eles antes de 2019, para mais de 40 milhões de clientes. Hoje em dia, este serviço de aluguel de DVDs ainda é utilizado por 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos. O serviço não está disponível no Brasil.
Em 2007, a empresa começou a transmitir vídeo sob demanda e esse negócio cresceu rápido o suficiente para se tornar, ainda em 2009, o serviço mais popular da Netflix.
Há também um incentivo financeiro para cancelar o aluguel de discos. Embora a Netflix esteja se recuperando de um 2022 sombrio, seus lucros no primeiro trimestre de 2023 ainda foram piores do que no ano anterior. O crescimento de assinantes também foi relativamente modesto, com 1,7 milhão de novos usuários.
A decisão de cortar a entrega de DVD por correio pode ajudar a Netflix a cortar custos, mesmo que a economia seja relativamente pequena. O mercado de discos está em declínio acentuado e constante há anos. As vendas sozinhas caíram 19% de 2021 a 2022.