Depois de uma polêmica recente envolvendo a série 1899, da Netflix, um dos criadores decidiu se manifestar. Tudo começou quando a quadrinista brasileira Mary Cagnin apontou semelhanças gritantes entre sua obra, chamada Black Silence, e a produção alemã do serviço de streaming. Baran bo Odar, um dos criadores de 1899, usou o Instagram para se defender das acusações:
Como já mencionei: infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao invés de ódio.
Em seus tuítes sobre o caso, Cagnin trouxe a hipótese de que os autores da série possam ter tido contato com a obra Black Silence por conta de sua participação na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017:
Participei de painéis e distribuí o quadrinho para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês.
Black Silence está disponível online para leitura. Segundo o site da artista, é uma obra de ficção científica ambientada num futuro distópico pós-apocalíptico. A história foca no drama psicológico dos personagens e contém drama, suspense e uma pitada de terror. O projeto foi financiado pelo Catarse e recebeu o Troféu Angelo Agostini (Melhor Desenhista), além de 3 indicações ao Prêmio HQMix.
Nas redes sociais, Mary Cagnin afirmou que irá verificar os procedimentos que deve tomar e lamentou o ocorrido:
Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pela meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele.
Formada em Artes Visuais pela Unesp, Mary Cagnin realizou ilustrações para editoras como Globo, Abril e Mol. Ela ministra cursos presenciais e online de desenho.