Em uma decisão unânime, os profissionais de efeitos visuais que trabalham para a Disney votaram a favor da sindicalização, unindo-se à Aliança Internacional de Empregados Teatrais (IATSE).
Segundo uma matéria da Variety, os trabalhadores estão em busca de compensações justas por suas horas de trabalho, planos de saúde adequados e benefícios de aposentadoria condizentes.
O sindicato agora iniciará negociações com os executivos da empresa com o objetivo de estabelecer novos contratos que atendam às necessidades e demandas dos profissionais. O líder da IATSE, Mark Patch, comentou sobre essa decisão significativa:
A vitória unânime de hoje demonstra que os profissionais de efeitos visuais têm um caminho claro para expressar suas preocupações sobre condições de trabalho e qualidade de vida. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir contratos melhores, mas também buscaremos alinhar esses padrões sindicais com todos os estúdios e fornecedores, para que todos os trabalhadores de efeitos visuais possam se beneficiar.
A sindicalização na Disney foi apoiada por 18 profissionais que contribuíram para o Walt Disney Studios em projetos como A Bela e a Fera, Aladdin e O Rei Leão.
Essa decisão vem algumas semanas depois que os profissionais de efeitos visuais da Marvel tomaram uma medida semelhante, buscando melhores remunerações e uma regulamentação mais adequada de suas escalas de trabalho.