Desde que vendeu a LucasFilm para a Disney em 2012, George Lucas não se envolveu mais diretamente nos projetos do universo Star Wars. No entanto, ele tem as portas abertas caso deseje voltar. O cineasta Dave Filoni, atual diretor criativo da LucasFilm e discípulo de Lucas, confirmou essa abertura durante uma entrevista ao podcast Happy Sad Confused.
Quando questionado se Lucas teria a permissão de tocar um novo projeto de Star Wars, Filoni respondeu com humor e reverência:
Você diria não? [risos] O prédio em que eu trabalho é do George, ele tem as chaves e sempre pode entrar. Vou te dizer, o que quer que ele trouxesse seria diferente. Ele sempre foi muito surpreendente em relação ao que fazia e como conduzia as coisas.
Filoni revelou que ainda busca conselhos e opiniões de Lucas, embora faça isso com cautela e apenas em situações de real necessidade:
Tenho muita cautela. Tive muita mentoria dele e a resposta é que sim, [peço conselhos] de vez em quando. Mas precisa ser algo realmente importante para eu procurá-lo.
Para Filoni, o grande trunfo da saga Star Wars está na habilidade de George Lucas em trazer humanidade a aventuras tão fantásticas. Ele citou como exemplo a relação entre Anakin Skywalker e Ahsoka Tano na animação The Clone Wars:
Mesmo quando é uma coisa simples, como por exemplo a Ahsoka chamando o Anakin de ‘Skyfora’ ou ele a chamando de ‘abusada’. No início eu fiquei ‘nunca vi isso em Star Wars, como funcionaria?’ e aí anos depois você percebe ‘ah, isso é como um irmão mais velho e uma irmã mais nova conversam’.
A produção mais recente de Star Wars é The Acolyte, uma série ambientada séculos antes do Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999). O enredo acompanha uma ex-aprendiz Jedi em uma jornada para descobrir os poderes do Lado Sombrio da Força. A produção está disponível no Disney+.