O mundo dos quadrinhos perdeu um de seus maiores talentos. O quadrinista John Cassaday, famoso por seu trabalho em títulos como Surpreendentes X-Men e Planetary, faleceu na última segunda-feira (9), aos 52 anos. A notícia foi confirmada por sua irmã, Robin, que comunicou que o artista foi internado na UTI poucos dias antes de seu falecimento.
Nascido em 1971, no Texas, Cassaday começou sua carreira nas artes nos anos 1990. Depois de trabalhos em editoras menores, ele chamou a atenção de grandes nomes como Dark Horse e Image, desenhando para títulos como Ghost e Gen13, até chegar às gigantes Marvel e DC.
No início, ele teve participações rápidas em revistas como Flash, Jovens Titãs, X-Men e na minissérie Union Jack. Seu primeiro grande destaque veio com Planetary, uma HQ autoral feita em parceria com o roteirista Warren Ellis, que o catapultou ao estrelato e lhe rendeu indicações a prêmios como o Eisner.
Na Marvel, Cassaday brilhou com seu trabalho em Capitão América e, especialmente, em Surpreendentes X-Men, criado em parceria com Joss Whedon. A série foi aclamada por público e crítica, sendo considerada uma das melhores fases dos mutantes.
Ao longo de sua carreira, ele também ilustrou para franquias como Hellboy, Star Wars, Fabulosos Vingadores, além da série Imagine, onde Stan Lee reconta a origem dos heróis da DC Comics de uma forma única.
A irmã de John, Robin, foi a responsável por compartilhar a triste notícia, informando que ele havia sido hospitalizado no dia 4 e que faleceu no dia 9 de setembro.