A franquia Alien ganhou mais um projeto em desenvolvimento. O roteirista Aaron Guzikowski, criador da série de ficção científica Raised by Wolves, foi contratado para escrever um novo filme de Alien para o 20th Century Studios, com Ridley Scott entre os produtores.
A informação foi publicada pelo Deadline e confirmada pelo The Hollywood Reporter nesta sexta-feira, 23 de outubro. Segundo as duas publicações, o longa está em estágio muito inicial de desenvolvimento, e ainda não se sabe se vai funcionar como continuação de Alien: Romulus, lançado em 2024. Pela produtora Scott Free assinam Ridley Scott e Michael Pruss, enquanto J.R. Young acompanha o projeto pelo estúdio.
Quem é o roteirista escolhido
A contratação recoloca Guzikowski e Scott no mesmo projeto. Os dois trabalharam juntos em Raised by Wolves, série de ficção científica exibida pelo HBO Max que acompanhava dois androides encarregados de criar crianças humanas depois da destruição da Terra em uma grande guerra. Guzikowski criou a produção, que teve duas temporadas, e Scott atuou como produtor executivo e dirigiu os dois primeiros episódios, seu primeiro trabalho em televisão desde que passou a fazer filmes, nos anos 1970.
Antes disso, o roteirista ficou conhecido por Os Suspeitos (Prisoners), thriller policial de 2013 produzido pela Warner Bros. e dirigido por Denis Villeneuve, que marcou a estreia do cineasta canadense em língua inglesa. A parceria com Scott também rendeu a Guzikowski trânsito dentro da Scott Free, a produtora que administra os projetos do diretor no estúdio.
Centrada nos encontros da humanidade com a espécie extraterrestre conhecida como Xenomorfo, a franquia teve seu capítulo mais recente em Alien: Romulus, dirigido por Fede Alvarez, que arrecadou mais de US$ 350 milhões em todo o mundo. O resultado reaproximou o estúdio da série de filmes: em 2024, um executivo do 20th Century Studios disse ao The Hollywood Reporter que a empresa conversava com Alvarez sobre uma sequência, projeto que segue sem confirmação. Também não está claro como o novo roteiro se encaixa nesse plano, já que as duas publicações descrevem o trabalho de Guzikowski como um filme ainda sem formato definido.
O novo longa de Alien não tem data de estreia, elenco nem diretor anunciados.
