Mais uma polêmica para a conta da empresa do rato! O animador Buck Woodall, está processando a empresa por plágio. Isso porque ele afirma ter enviado o roteiro e um trailer de seu projeto intitulado “Bucky” à produtora Mandeville Films — então associada à Disney —, está processando novamente a gigante do entretenimento.
De acordo com o The Hollywood Reporter, ele alega que Moana 2 (2024) reproduz ideias centrais de sua animação, incluindo a busca de um personagem por uma ilha ancestral para quebrar uma maldição, bem como a presença de elementos visuais como um “portal oceânico em forma de redemoinho”.

Woodall já havia acionado a Justiça com a mesma alegação envolvendo Moana: Um Mar de Aventuras (2016), argumentando que as histórias de “Bucky” e Moana apresentavam jovens protagonistas de vilas polinésias em jornadas para salvar seus lares. O tribunal, porém, decidiu em novembro de 2024 que ele demorou muito para abrir o processo, não reconhecendo seu pedido de indenização na ocasião.
Agora, o animador busca uma compensação referente a 2,5% da bilheteria de ambos os filmes de Moana ou, alternativamente, uma indenização de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 61 bilhões). Até o momento, não há data marcada para a nova ação judicial ir a julgamento.