O filme Divertida Mente ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2016, e agora volta aos holofotes devido às recentes acusações de plágio. Dessa vez, o canadense Damon Pourshian alega que, em 1999, havia escrito um roteiro com a premissa original da animação, ainda na universidade.
Segundo Pourshian, o roteiro de 1999 se chamava Inside Out, o mesmo nome do título original do filme da Pixar, e foi escrito para uma disciplina no Sheridan College. Essa universidade é conhecida por mandar diversos alunos para trabalhar na Pixar e na Disney, sendo considerado uma escola que alimenta as duas empresas.
O roteiro acabaria se tornando um curta universitário no ano seguinte. Portanto, a acusação é baseada no fato de que muitos colegas de Pourshian na época acabaram indo trabalhar na produção de Divertida Mente, anos depois. Agora, ele deseja indenização dos estúdios por terem usado sua ideia e a inserção de seu nome nos créditos finais do filme.
Leia um trecho do que disse o advogado de Pourishian:
Quando o sr. Pourshian viu “Divertida Mente”, da Disney/Pixar, ele percebeu semelhanças entre o seu trabalho e a produção. O Sr. Pourshian depois descobriu as inúmeras conexões com sua faculdade, Sheridan College e a Disney/Pixar, incluindo estudantes que estavam lá na época do curta e acabaram trabalhando na produção de ‘Divertida Mente’.”
A ação foi protocolada na Califórnia (EUA) e, por enquanto, nem a Disney nem a Pixar se pronunciaram sobre esse processo.