Mais

    Os 8 Odiados confronta a supremacia branca, diz Quentin Tarantino

    Novo faroeste do cineasta estreia em janeiro, no Brasil.

    Em entrevista à Vulture, o cineasta Quentin Tarantino (Django Livre) discutiu seu novo filme, Os 8 Odiados, e falou sobre como o conflito racial é central à trama. Ambientado durante o período da Guerra Civil dos Estados Unidos, Tarantino conta que o longa é sobre “como o país foi dilacerado por ela e suas consequências seis, sete, oito, dez anos depois”.

    Assim, o conflito entre brancos e negros é essencial à trama, o que torna a história assustadoramente relevante considerando os recentes assassinatos de negros pela polícia norte-americana e o recente tiroteio em uma igreja frequentada por negros. Para Tarantino, o faroeste é o gênero que melhor a época vivida durante a realização do filme – seu filme anterior, também um faroeste, discutiu a escravidão -, mas o diretor não tentou forçar essa relevância:

    “Finalmente, a questão da supremacia branca está sendo discutida e as pessoas estão tentando resolvê-la. E é sobre isso que é o filme. […] Eu não estou tentando fazer ‘Os 8 Odiados’ contemporâneo de forma alguma. Estou apenas tentando contar minha história. Acaba se tornando um exagero quando você tenta demais fazer isso.”

    A narrativa, porém, já estava definida antes dos acontecimentos em Baltimore e Ferguson:

    “Já estava tudo no roteiro. Já estava nas cenas que gravamos. Apenas aconteceu de ser relevante neste momento. Não estamos tentando fazer o filme ser relevante – ele é relevante. Eu acho ótimo que as pessoas estejam discutindo e lidando com o racismo institucional que existe em nosso país e tem sido ignorado. Eu sinto como se este fosse um novo momento como na década de 60, quando as próprias pessoas tiveram que expor o quanto as coisas estavam feias antes de que elas pudessem mudar. Tenho esperanças de que seja isso que esteja acontecendo agora.”

    Samuel L. Jackson

    Os 8 Odiados acompanha uma diligência desviada de sua rota por uma tempestade de neve. Um grupo de oito estranhos formados pelo caçador de recompensas Major Marquis Warren, pelo enforcador John Ruth, pela prisioneira Daisy Domergue , o xerife Chris Mannix, o mexicano Bob, o homem pequeno Oswaldo Mobray, o vaqueiro Joe Gage e pelo confederado General Sanford Smithers ficam presos em um salão no meio do nada e à medida que a tempestade ultrapassa os limites previstos, os oito viajantes descobrem que podem não chegar a seu destino, Red Rock.

    Estão no elenco Samuel L. Jackson (Os Vingadores), Kurt Russell (Fuga de Nova Iorque), Jennifer Jason Leigh (Amores Inversos), Walton Goggins (Lincoln), Demian Bichir (A Recompensa), Tim Roth (da série Lie To Me), Michael Madsen (Pregando o Amor), Bruce Dern (Django Livre) e Channing Tatum (Anjos da Lei).

    Escrito e dirigido por Tarantino, Os 8 Odiados tem Richard N. Gladstein, Stacey Sher e Shannon McIntosh como produtores, Harvey Weinstein, Bob Weinstein e G. Mac Brown como produtores executivos, e Coco Francini e William Paul Clark como produtores associados.

    A obra tem estreia no Brasil marcada para 8 de janeiro de 2016.

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    Matheus Prado
    Matheus Pradohttps://matheusprado.com.br/
    Matheus Prado é cineasta, escritor, crítico de cinema e professor universitário. Acredita que a vida é um mar profundo e que devemos nos aventurar além da superfície. Escreveu e dirigiu dois longas-metragens e vários curtas.

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje

    plugins premium WordPress