Com extrema sinceridade, digo que eu não sei se essa notícia é boa ou ruim. Sou um grande fã de Tropas Estelares, tanto do livro de Robert A. Heinlein quanto do filme de Paul Verhoeven, ainda que estes sejam obras completamente opostas. Por esse motivo, é claro que quero cada vez mais lançamentos sobre esse universo… Mas há problema sério no cinema e isso não é novidade: Hollywood não tem o menor bom senso quando o assunto é reboot!
Então imagine o que eu senti quando li no THR que a Columbia Pictures confirmou a realização de reboot deste, que é um dos meus filmes favoritos. Tropas Estelares é um clássico pesado, sujo e subversivo que dividiu a crítica em seu lançamento nos anos 80, mas ganhou status de cult com o passar dos anos, assim como quase todos os outros filmes de Verhoeven. A produção se tornou uma franquia nos anos 2000, com outros dois filmes péssimos que foram lançados direto para o DVD.
Mas o fato é que o primeiro longa se tornou cult principalmente por perverter toda a ideia original de Robert A. Heinlein, que descrevia com alegria um mundo justo e honesto, cujos militares eram os grandes salvadores. Verhoeven vai de encontro com essa alegria pasteurizada e nos apresenta um mundo frio, tirano, onde as forças militares dominam a vida da sociedade de forma sufocante. Um mundo onde só é considerado cidadão quem serve ao Exército por, pelo menos, dois anos. Até mesmo a guerra contra os aracnídeos soa como falsa, dando a ideia de que foram os humanos que iniciaram toda a confusão e os insetos só estão se defendendo como podem.
Precisamos de ideias como essas. De cineastas como estes, e não de reboots caça-niqueis, rasos e dominados pelo politicamente correto. Infelizmente, Paul Verhoeven já tem quase oitenta anos de vida e não faz tantos filmes quanto antes, estando praticamente reduzido a pequenas produções fora do circuito de Hollywood.
Ainda segundo o THR, a Columbia escolheu a dupla Mark Swift e Damian Shannon para escrever o novo Tropas Estelares. Eles também são roteiristas de outro remake que ainda vai chegar: Baywatch, com Dwayne Johnson. Neal H. Moritz (Velozes & Furiosos) produzirá o filme ao lado de Toby Jaffe, com quem refilmou outro longa realizado por Paul Verhoeven na década de 90: O Vingador do Futuro.
O primeiro Tropas Estelares arrecadou mais de US$120 milhões no mundo, o que pode ser considerado um ótimo valor. Mas o fato é que a quantia acaba se tornando baixa quando consideramos o orçamento de US$105 milhões.
Vamos esperar o novo filme rezando, com as mãos no coração.