Eu achei que não viveria para ver esses dias… Mas eles chegaram: Matrix está prestes a ganhar um reboot. Em 1999 foi lançado Matrix, que revolucionou os efeitos especiais e o cinema de ficção científica, tornando Keanu Reeves uma estrela conhecida mundialmente e alavancando a carreira das irmãs Wachowski. As sequências tiveram menos sucesso de crítica, mas ainda garantiram bons lucros à Warner Bros. Agora, os estúdios decidiram que está na hora de recomeçar a franquia do zero.
De acordo com o site The Hollywood Reporter, o roteirista Zak Penn (Os Vingadores: The Avengers, X-Men: O Confronto Final) foi contratado para escrever a nova história, mas as irmãs Wachowski não estão envolvidas, nem o produtor original, Joel Silver, conhecido por estourar os orçamentos dos estúdios. A Warner tem o direito de prosseguir com a obra sem autorização de Silver, que vendeu os direitos da trilogia por US$30 milhões em 2012.
O novo Neo já teria um candidato principal: Michael B. Jordan, de Quarteto Fantástico. Mas os estúdios ainda não fizeram nenhum pronunciamento oficial, provavelmente na intenção de definir melhor o projeto antes de anunciá-lo à imprensa.
Esta não é a primeira vez que a Warner tenta resgatar a franquia Matrix: um projeto de série de televisão foi recentemente abortado. Ainda de acordo com o Hollywood Reporter, o sucesso da nova saga Star Wars, com seus filmes originais e spin-offs alternados, teria servido de inspiração para recomeçar a ficção científica.