Ben Kingsley vai atuar e produzir uma adaptação do romance “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós

Ator vencedor do Oscar por seu papel na cinebiografia Gandhi será o Conselheiro Acácio.

Ben Kingsley irá atuar e produzir uma adaptação para o formato minissérie de TV do clássico romance “O Primo Basílio”, obra do escritor português Eça de Queiróz, publicado em 1878. A informação é do site Deadline.

ben-kingsley

O ator britânico reconhecido por seus papeis em Gandhi, A Lista de SchindlerIlha do Medo e Homem de Ferro 3, interpretará o Conselheiro Acácio, personagem burocrata conhecido por sua prolixidade vazia e por seu falso moralismo religioso, que sustenta com base em argumentos pseudo-intelectuais.

A trama escrita por Eça de Queiróz acompanha o casamento pacato dos burgueses Luisa e Jorge, que vivem na Lisboa do século XIX. Ele é um bem sucedido engenheiro e ela é uma mulher sonhadora, que acaba sucumbindo à traição quando, durante uma viagem de seu marido, se envolve em um romance com seu primo e amigo Basílio, bon vivant por natureza. O caso é descoberto pela amargurada criada Juliana, que passa a chantagear Luisa.

O roteiro da minissérie será escrito por David Ashton. A atração terá dois episódios de 90 minutos. Ainda não há previsão de estreia.

No ano de 1923, o romance “O Primo Basílio” foi adaptado para os cinemas pela primeira vez no drama português dirigido pelo francês George Pallu. A obra já ganhou versões cinematográficas no México, na Espanha e na Alemanha. A produção Primo Basílio (2007), de Daniel Filho, trouxe Fábio Assunção como Basílio, Débora Falabella como Luisa e Glória Pires como Juliana.