Mais

    Diretor de “O Escaravelho do Diabo” fala sobre como foi adaptar o livro para o cinema

    Se eu te perguntasse o que o longa O Escaravelho do Diabo e o clássico Boyhood, de Richard Linklater tem em comum, o que você diria? A resposta é simples: ambos demoraram 12 anos para ficarem prontos. Mas o fato é que a dificuldade do longa tupiniquim não foi acompanhar o crescimento cronológico e físico dos personagens, mas sim contornar todos os aspectos burocráticos, como as negociações para cessão de direitos de aquisição da obra e a produção propriamente dita do filme.

    Carlo Milani, o diretor do longa, também estava envolvido em grandes projetos da Rede Globo equanto desenvolvia sua adaptação do livro da autor Lúcia Machado de Almeida. Ao longo dos anos, Milani foi um dos diretores da novela América (2005) e codiretor de Além do Horizonte (2013). Ele também dirigiu alguns episódios da série Casos e Acasos, em 2008.

    “Era uma responsabilidade muito grande. A obra tem lugar afetivo nas gerações que leram. Existe muito a comemoração pela iniciativa”.

    O livro foi publicado originalmente nos anos 1950, como folhetim na revista “O Cruzeiro”. Logo depois, os direitos foram adquiridos pela Editora Ática e lançados dentro da clássica Série Vaga-Lume.

    escaravelho_02Como o livro era indicado com frequência por professores para alunos do ensino fundamental (eu mesmo li por causa da escola), a obra passou a fazer sucesso entre jovens. Esse é o motivo de tanta euforia com o anúncio da produção. Muita gente espera para ver esse filme.

    “A primeira questão foi se atualizaríamos a obra ou faríamos um filme de época. Julgamos que seria mais pertinente atualizar a obra e criar mais pontos de identificação para atingirmos um público maior”.

    Uma das maiores mudanças  nessa atualização diz respeito a Alberto, o protagonista, que foi interpretado por Thiago Rosseti. No livro, ele é um jovem que descobre o assassinato do irmão caçula, que é ruivo, e encontra conexões da tragédia com mortes de outras pessoas ruivas. Já na versão cinematográfica, ele tem 13 anos e decide desvendar a morte do irmão mais velho. O diretor também falou sobre isso:

    “O impacto seria muito grande se fosse a morte de um garoto de 12, 13 anos.”

    Além disso, a facilidade que a garotada dessa faixa etária tem com recursos tecnológicos falou alto para tal decisão ser tomada.

    O Escaravelho do Diabo foi lançado dia 14 de Abril em todo o Brasil.

    escaravelho_03

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    Matheus Prado
    Matheus Pradohttps://matheusprado.com.br/
    Matheus Prado é cineasta, escritor, crítico de cinema e professor universitário. Acredita que a vida é um mar profundo e que devemos nos aventurar além da superfície. Escreveu e dirigiu dois longas-metragens e vários curtas.

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje

    plugins premium WordPress