O ator Will Smith se pronunciou em um breve comunicado à imprensa após a notícia do banimento do astro de qualquer evento da Academia de Artes em Hollywood, incluindo o Oscar, durante um período de 10 anos. Na nota, o astro diz apenas:
Eu aceito e respeito a decisão da Academia.
A medida veio após polêmica na entrega do prêmio, no último dia 27. Smith bateu no humorista Chris Rock após uma piada com a esposa do ator durante a cerimônia. Mesmo com pedido de desculpas e afastamento da Academia, o ator foi alvo de medida que o impede de comparecer em qualquer cerimônia ou evento, seja online ou presencial, organizado pelo grupo, a partir desta sexta (8).
Ainda segundo a matéria, no entanto, isso não impede que Will Smith seja indicado a outros Oscar durante o período. O ator foi premiado com a primeira estatueta da carreira na mesma noite, pela atuação em King Richard.
Entenda o caso
Smith causou polêmica ao dar um tapa no rosto do comediante Chris Rock após uma piada com a alopecia de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, durante a transmissão ao vivo. A condição de saúde causa a queda dos fios de cabelo, motivo pelo qual a atriz atualmente aparece de cabeça raspada. Smith subiu ao palco e bateu em Rock, gritando palavrões ao comediante diante da plateia atônita.
Após o incidente, o ator publicou pedido de desculpas a Rock e à Academia em nota divulgada nas redes sociais. Mesmo assim, os organizadores do evento anunciaram uma investigação sobre a conduta do ar, que resultou no banimento.
Até o momento, Chris Rock não se pronunciou sobre a decisão.