A Netflix está testando uma função que pretende impedir que as pessoas compartilhem suas senhas com amigos e membros da família que não moram no mesmo endereço do assinante. Os primeiros a divulgar a informação foram alguns usuários que receberam uma mensagem dentro da plataforma pedindo um código, que seria enviado para o assinante em uma mensagem de texto ou email.

O aviso dizia algo como: se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar assistindo.

Neste primeiro momento, os espectadores ainda têm a opção de não fazer a verificação imediatamente e continuar assistindo à Netflix, mas ainda não está claro por quanto tempo é possível fazer isso. Em uma entrevista para o The Hollywood Reporter, o cofundador e CEO da Netflix, Reed Hastings, falou sobre o assunto:

Testamos muitas coisas, mas nunca implementaríamos algo que passa a impressão de que estamos ‘colocando pressão’. Tem que fazer sentido para os consumidores, eles precisam entender.

Greg Peters, o diretor de operações da empresa completou dizendo que a ideia é garantir que a pessoa que está usando a conta tenha permissão para fazê-lo:

Vamos continuar fazendo isso, continuar trabalhando em acessibilidade em todos os países em que atuamos. Mas enquanto fazemos isso, queremos nos assegurar de que as pessoas que estão usando uma conta da Netflix, que estão acessando-a, tenham permissão para tal — e este tipo de testes é para isso.

Nem Hastings, nem Peters negaram a intenção de colocar um sistema para desestimular o compartilhamento de senhas, mas não deram uma data para que a função chegue na plataforma.