Mais

    James Cameron diz que roteiros feitos por inteligências artificiais não conseguirão tocar o público

    No cenário atual, o debate sobre o uso de IAs no entretenimento ganhou destaque devido às paralisações de roteiristas e atores de Hollywood, que clamam por regulamentações mais rigorosas no emprego dessa tecnologia.

    James Cameron, o renomado diretor responsável por clássicos do cinema, como Exterminador do Futuro, Avatar e Titanic, manifestou suas preocupações quanto ao papel das inteligências artificiais na indústria cinematográfica.

    Em entrevista à CTV News, o produtor canadense questionou a capacidade das IAs de criarem roteiros que conectem emocionalmente com o público, destacando que essas tecnologias apenas reproduzem o que outras pessoas já disseram:

    Pessoalmente, eu não acredito na habilidade de uma mente sem corpo, que está só reproduzindo o que outras mentes com corpo já disseram — sobre a vida que elas tiveram, sobre amor, mentiras, medo, mortalidade — e colocando tudo junto em uma salada de palavras. Não acredito que um material como esse é capaz de tocar o público […] Vamos esperar 20 anos. Se, nesse tempo, uma inteligência artificial ganhar o Oscar de melhor roteiro, podemos conversar sobre.

    James Cameron no set de “Titanic” | Foto: Reprodução

    Cameron também fez um alerta em relação aos perigos armamentistas da tecnologia, remetendo ao lançamento de seu filme Exterminador do Futuro em 1984.

    Eu avisei em 1984, e vocês não ouviram. […] Acredito que o armamento de IAs é o maior perigo. Acho que teremos o equivalente à corrida nuclear com as IAs, e os governos pensarão: ‘se não a construirmos, outros caras irão’. E essa situação vai escalar.

    No cenário atual, o debate sobre o uso de IAs no entretenimento ganhou destaque devido às paralisações de roteiristas e atores de Hollywood, que clamam por regulamentações mais rigorosas no emprego dessa tecnologia.

    As questões levantadas por James Cameron têm o objetivo de incentivar reflexões sobre os rumos da indústria cinematográfica e a necessidade de equilibrar o avanço tecnológico com as nuances da criatividade humana.

    James Cameron no lançamento de “Avatar: O Caminho da Água” | Foto: Reprodução

    conheça nosso canal no telegram!

    O cinemagem agora tem um canal no Telegram! Participe para receber as principais notícias da cultura pop com exclusividade! É só clicar AQUI. Você também pode acompanhar nosso canal do YouTube. Lá você encontra críticas, notícias e masterclass sobre cinema. Tudo de graça para você. Viva pelo cinema!

    Redação Cinemagem
    Redação Cinemagemhttps://cinemagem.com.br/
    O cinemagem é um site de Cultura POP feito por pessoas que vivem pelo cinema. Essa é a nossa filosofia de vida e é por isso que somos tão comprometidos com nosso público. Criamos conteúdos para quem também ama cinema e vive por ele

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje