Richard e Mildred Loving formam um casal interracial que foi condenado à prisão na Virgínia de 1958 por se casar. Só de pensar que isso aconteceu há menos de 60 anos já foi o suficiente para me deixar pensando por muito tempo.

Ruth Negga e Joel Edgerton são as estrelas no filme que conta a história de Richard e Mildred Loving. Acusados por simplesmente se amar.

Em 11 de Julho de 1958, homens da lei invadiram a casa de Richard e Mildred, perguntaram a ele “quem era aquela mulher com quem ele estava dormindo”. Mais tarde Mildred responde a pergunta: “Sou a esposa dele”, e o Xerife rebate: “Não aqui”.

O casal foi acusado de desafiar a Lei de Integridade Racial do Estado do ano de 1924 e assim, colocado na cadeia. Richard passou uma noite, enquanto Mildred foi mantida por vários dias antes de ser liberada. O crime deles? Um era negro, o outro branco, em uma época em que a miscigenação era ilegal em 24 estados da América do Norte.

Esse filme transforma a conversa política em algo muito pessoal. Uma coisa que me surpreendeu foi o casal ser abordado dentro de casa, em um cômodo que todos julgamos ser privado, para não dizer sagrado.

Os Estados Unidos mudaram bastante desde 1950, mas isso não nos impede de sentir o reflexo dessa cultura atualmente.

loving
Os verdadeiros Lovings, por volta de 1967, após o Supremo Tribunal confirmar o seu direito de se casar.

Até onde as leis devem interferir na vida sentimental dos adultos? Seria certo sob algum aspecto proibir duas pessoas independentes e que se amam de viverem juntas?

Sabemos bem como a sociedade reage ao que é diferente. Em 1950 o diferente eram negros e brancos que se amavam. Hoje temos outros grupos que sofrem as mesmas injustiças por simplesmente se amar.

Se você pensar sobre o assunto, vai ver que hoje muito do que você considera normal e correto não era visto dessa forma há alguns anos. Não falo de tantos anos atrás, falo de uma época em que seus pais viveram. Imagine você, ser discriminado por estar ao lado de alguém que só te faz bem.

Qual o direito que outras pessoas ou até mesmo a lei tem de dizer com quem você deve se relacionar?

Loving, não é só um filme sobre duas pessoas e sua luta para ficar juntos. A temática por trás da história contada causa um impacto muito grande em quem tem empatia suficiente para se colocar no lugar dos outros.

Loving é um filme sobre todos que só querem ser felizes.